O Acoplamento é um componente usado para conectar as extremidades de dois eixos com o propósito de transmitir torque e potência.
São elementos de máquina utilizados em sistemas rotativos que necessitam absorver pequenos choques e desalinhamentos.
A Martin é uma das principais fabricantes de acoplamentos industriais e possui uma gama de modelos, com uso e aplicações específicas.



Uma correia em V sempre deve ser utilizada com polias em V, cujas ranhuras se encaixam no perfil das correias. No entanto, nem todas as polias são iguais e essas ranhuras têm medidas diferentes.
Então, para selecionar a polia em V correta para sua correia, você deve:
Por um lado, a correia não deve tocar o fundo da ranhura da polia; por outro, você não deve ter mais do que um terço da altura da correia para fora da polia.
O acoplamento flexível é utilizado quando se quer evitar movimentos bruscos. Possibilita uma suavidade maior na transmissão mecânica (torque ou rotação). São classificados em elásticos e não elásticos.
É ideal para indústrias no acionamento de eixos, pois são torcionalmente flexíveis. Ou seja, compensam todos os desalinhamentos possíveis.
Este tipo de acoplamento permite compensar quatro tipos de desalinhamento do eixo: angular, deslocamento, a combinação dos dois e movimento axial.
Além disso, têm fácil manutenção. Não há necessidade de desmontar o motor ou todo o sistema de transmissão.
Os acoplamentos de corrente consistem em dois cubos engrenados radialmente que são engatados por uma corrente dupla de rolos. São usados em aplicações onde a velocidade é entre baixa e moderada, e torque alto.
O torque é transmitido pelo engrenamento dos dentes da roda dentada (montada no eixo) com a corrente dupla de rolos. As folgas do ajuste acomodam pequenos desalinhamentos: angular, paralelo e axial.
Um equipamento onde ele é muito utilizado é correia transportadora.
Este é o modelo de acoplamentos Martin que possui um elemento flexível em forma de grade. Este design permite que estes acoplamentos consigam acomodar pequenos desalinhamentos lineares, radiais e angulares.
Por esse motivo, usamo estes acoplamentos Martin quando temos altos níveis de torque e amortecimento.
Também possuem capacidade superior de absorção de vibração em relação a outros modelos, como os de engrenagem, por exemplo.
Entretanto, os eixos devem estar alinhados para evitar desalinhamentos em excesso.
Entre em Contato!